Profissões de ou com Futuro?

Profissões de ou com Futuro?
Profissões de ou com Futuro?

 

Ouvimos constantemente falar de profissões de futuro, mas o mais interessante é encontrar profissões com futuro. Este é o desafio global que cada um de nós enfrenta no dia-a-dia.

Mas afinal falamos de quê? O que é que mudou?

Falamos exatamente da consciência da mudança, da procura de novas profissões que escasseiam perante as necessidades do mercado. Em Portugal, as áreas das tecnologias não produzem profissionais suficientes e a tendência será cada vez mais evidente. A especialização é uma exigência, com uma forte necessidade de crescimento, em continuidade. As escolhas fazem-se cada vez mais cedo e os jovens começam a determinar os seus caminhos profissionais e linhas de interesse desde o 9º ano. 

Perante as necessidades locais das indústrias, surgiram ao longo dos últimos anos novos pacotes formativos que transformam pequenos interesses em grandes talentos... Até 2015, iniciavam-se com Cursos de Especialização Tecnológica - CET, já em continuidade dos estudos secundários, entrando diretamente por este acesso, nas licenciaturas, mas com uma visão mais alargada da área de profissionalização. Atualmente, os CET foram substituídos no ensino superior por um novo formato, os Cursos Técnicos Superiores Profissionais - CTeSP, com maior grau de exigência e de especialização, quer em contexto de sala de aula e laboratorial, quer em contexto de integração no mercado de trabalho, com um último semestre a estagiar numa empresa da área. Assim se criam as grandes oportunidades, estar em contato com uma industria que precisa da mão de obra especializada na sua área de atuação...E o que realmente muda é isto.... Os profissionais estão a ser formados para corresponderem a necessidades reais do mercado de trabalho... Esta é a garantia de produção de uma mão-de-obra altamente qualificada, que pode seguir de imediato, para o mercado de trabalho e produzir riqueza e em paralelo dar continuidade aos seus estudos superiores e integrar as licenciaturas correspondentes, com entrada imediata e garantida no ensino superior público. Caminhamos para a era da profissionalização altamente especializada e com índices de conhecimento muito elevados, sendo esta a tendência marcada pelos mercados em permanente ebulição.

Assim, temos uma profissão de futuro com futuro...

Mais informações em www.ctesplisboa.pt